Regras do Pickleball que você precisa saber para jogar sua primeira partida
Fico feliz que você decidiu aprender a jogar pickleball. Está crescendo rapidamente e é muito divertido de jogar.
Existem muitas regras e estratégias, mas nem tudo importa quando você está apenas começando. Então, eu montei este guia básico sem enfeites com todas as regras de pickleball que você
precisa saber para jogar seu primeiro jogo.
Termos de Pickleball
Aqui estão alguns termos essenciais que você precisa conhecer para entender as regras e a jogabilidade descritas abaixo. Você também ouvirá essas palavras sendo usadas nas quadras,
então vai te ajudar a compreender o que os outros estão dizendo para você também.
Rally: Um rally começa com um saque e termina quando a bola sai de jogo. No final de um rali divertido, uma pessoa pode parabenizar a outra equipe dizendo
"boa disputa".
Voleio: Um voleio é quando você bate a bola no ar antes que ela quique.
Zona sem voleio: A zona sem voleio é a seção da quadra perto da rede. Ela se estende por 2,1 metros de cada lado da rede. Mais sobre isso a seguir.
Drop shot: Um drop shot é um termo comum e uma jogada usada no pickleball. O drop shot é uma jogada suave e em arco feita em qualquer lugar da quadra (exceto na
linha da zona sem voleio) que se destina a cair suavemente na zona sem voleio do seu oponente.
Drive: Um drive é uma jogada forte com pouco ou nenhum arco. É o oposto de um drop shot.
Dink: Um dink é uma jogada feita em pé na linha da zona sem voleio e é batida suavemente por cima da rede e cai na zona sem voleio do seu oponente.
O objetivo de um dink é impedir que seus oponentes ataquem a bola e forcem-nos a rebater suavemente.
Falta: Quando a bola sai de jogo ou alguma outra regra é quebrada, é chamada de falta.
Dimensões e descrição da quadra de Pickleball
Você já deve ter visto uma quadra de pickleball antes, mas vamos revisar alguns dos componentes principais da quadra e aprender como tudo se chama e qual a função que desempenha.
Linha de fundo: As extremidades curtas da quadra são chamadas de linha de fundo. Qualquer bola que seja batida após a linha de fundo antes de quicar é considerada
fora de jogo.
Laterais: As extremidades mais longas da quadra são chamadas de laterais. Qualquer bola que seja batida fora das laterais antes de quicar é considerada fora de
jogo.
Quadrados de serviço: Os quadrados de serviço são usados para sacar a bola, mais sobre isso mais tarde na seção de saque deste artigo.
Zona sem voleio (ZNV): A ZNV é frequentemente chamada de cozinha.
Você não pode estar parado na ZNV e rebater a bola a menos que ela quique lá primeiro.
Se um jogador estiver parado na ZNV (incluindo a linha) e rebater a bola antes que ela quique, é considerada falta e a outra equipe vence o rali.
Você só pode entrar na ZNV e rebater a bola quando ela quicar primeiro.
É um equívoco comum pensar que você não pode entrar na ZNV até que ela quique lá, mas você pode entrar na ZNV a qualquer momento, só é falta se você volear a bola enquanto
estiver na ZNV.
Regras Gerais
• As partidas são jogadas até 11 ou 15 pontos.
• Você só pode marcar pontos no seu saque.
• Você só tem uma chance de rebater a bola para o outro lado.
• Você deve deixar o saque e a devolução do saque quicarem antes de poder rebater. Isso é conhecido como a regra dos dois quiques.
• A bola só pode quicar uma vez antes que você ou seu companheiro de equipe tenham que rebater.
• Bolas que batem na linha de fundo ou lateral são consideradas dentro de jogo.
• No pickleball de duplas, cada equipe recebe dois saques. Exceto para iniciar o jogo, a equipe que saca só recebe um saque.
Pontuação
As partidas geralmente são jogadas até 11 pontos, mas às vezes são jogadas até 15. Você deve vencer por 2 pontos
Você só pode marcar um ponto quando saca e vence o rali subsequente.
Formas como um rally termina:
• A bola é batida fora dos limites da quadra.
• A bola bate em um jogador (a equipe com o jogador que foi atingido perde o rali).
• A bola é batida na rede (se a bola tocar o topo da rede, mas cair do outro lado e dentro da quadra, é considerada válida).
• A bola quica duas vezes antes de ser rebatida (o primeiro quique deve ser dentro da quadra).
Saque
Cada rally começa com um saque e segue estas regras:
• Seus pés devem estar atrás da linha de fundo e dentro das linhas da caixa de saque quando o contato for feito com a bola.
• O saque deve ser cruzado.
• Deve cair na caixa de serviço diagonal (a ZNV e a linha da ZNV são consideradas fora no saque).
• Você só tem uma tentativa.
• O saque deve ser feito por baixo.
• O contato com a bola deve ser na altura do umbigo ou abaixo dele.
• Você pode deixar a bola cair da sua mão e rebater no ar, ou pode deixar a bola cair da sua mão e deixá-la quicar antes de rebater.
O jogador que saca a bola continuará sacando até que a outra equipe ganhe um rally, momento em que o sacador passará a bola para o seu companheiro de equipe sacar. Uma vez que ambos os
jogadores percam um rally com o seu saque, eles passam a bola para a outra equipe sacar. Com uma exceção no início do jogo. A equipe que recebe o primeiro saque só tem um sacador.
Depois disso, eles recebem dois sacadores pelo resto do jogo.
Diga a pontuação antes de sacar
Antes de sacar a bola, você deve anunciar a pontuação e o número do sacador. Por exemplo, você pode dizer 4-3-1, o que significa que sua equipe tem 4 pontos, a outra equipe tem 3 pontos
e você é o primeiro sacador.
Outro exemplo pode ser 4-7-2, o que significa que sua equipe tem 4 pontos, a outra equipe tem 7 pontos e você é o segundo sacador.
No início do jogo, o sacador dirá 0-0-2 porque a equipe que saca só tem um sacador para começar o jogo.
Regra dos dois quiques
Quando a bola é sacada, o jogador do lado receptor deve deixá-la quicar uma vez antes de rebater. Quando a bola é devolvida para o lado que sacou, a bola deve novamente quicar uma vez
antes de ser rebatida. Isso é conhecido como a regra dos dois quiques. Leva alguns rallies para se acostumar a deixar a devolução do saque quicar, mas você se acostuma depois de um tempo.
Depois que a bola quicar uma vez em cada lado, ela pode ser rebatida no ar ou depois de quicar. Você só precisa respeitar a zona sem voleio, onde você não pode estar parado e rebater a
bola antes que ela quique.
Resumo
Espero sinceramente que você goste de jogar e a explicação das regras tenham ajudado você a começar! Como qualquer jogo, leva algumas partidas reais para internalizar
as regras e poder jogar sem pensar nelas. Você vai conseguir!
Para estratégias e dicas mais avançadas, confira nossa seção de estratégias e dicas. E se você estiver
procurando algum equipamento novo, confira nossas reviews de raquetes.